Quem sou eu

Minha foto
Barra Mansa, RJ, Brazil
Sou tudo que busquei ser e que ainda busco...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Cine Aula - Crítica Pedagógica

Cláudia Montteiro
Entre os muros da escola
“Entre os muros da escola” revela que esse nosso mundo não tem mesmo "muros". A representação do cotidiano de uma sala de aula, lá na França, nos faz sentir em casa, tal a semelhança com relação às dificuldades enfrentadas pelo professor francês e as nossas.
O filme, sensacional, evidencia os conflitos diários impostos por nossa profissão, nos dias de hoje. Alunos rebeldes, com problemas sociais graves, prontos a rejeitar as possibilidades que um educador pode oferecer. A conduta é comum também aqui no Brasil. Estudantes que não têm o mínimo de respeito por si, sem perspectivas de vida, tendem, naturalmente, a repelir, prioritariamente, quem pode oferecer a eles a alternativa de um novo caminho.
É como se a escola não fosse uma porta para novas realizações, mas para ilusões e frustrações.
Esses jovens não acreditam em suas capacidades e no desenvolvimento de suas habilidades, consequentemente, não acreditam na educação.Para nós, professores, a história real de uma escola pública, do outro lado do oceano, nos faz refletir e discutir sobre os novos rumos do ensino.
Não somos mais, há algum tempo, os responsáveis por transmitir conhecimentos de nossa língua e de outras disciplinas, tais como história, geografia, ciências etc.
Quanto mais o mundo se complica, mais trabalho recai sobre nós. Atualmente, temos que desenvolver aptidões de psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, entre tantas profissões que a nossa profissão exige. Somos os protagonistas desse espetáculo e quanto menos erramos, mais probabilidade de um mundo melhor, teremos.
Mas como não errar diante de tantas atribuições e falta de condições de trabalho? Eis a questão!Voltando ao filme, o personagem François Marin (François Bégaudeau), principal do filme, é também o autor do livro que inspirou o trabalho. Ele mostra os fatos sem maquiagem. Trata-se de um retrato fiel de sua rotina profissional. Apresenta conselhos de classe, as aulas, a hora do intervalo, as atitudes dos alunos em cada ambiente da escola, as reações dos professores diante de cada situação, seus erros e acertos, enfim, funciona como um documentário imperdível para todos nós, principalmente, para os profissionais da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário