Semana do Folclore
O conhecimento da dimensão cultural do homem da região do cerrado é a principal tarefa do Centro de Folclore e História Cultural do ITS/UCG. O referido centro pesquisa essa diversidade cultural que se nos apresenta como um mosaico de ricas histórias.
Partindo do pressuposto que é através da memória que um povo se sustenta e para contribuir com a formação das futuras gerações, o Centro de Folclore e História Cultural instituiu, em 2001, a Semana do Folclore.
Desde 2001 o Memorial do Cerrado do ITS/UCG vem sendo palco, durante as comemorações da
Semana do Folclore, de diversas apresentações de artistas regionais, oficinas interativas e apresentações de manifestações culturais para a comunidade em geral.
O predomínio da oralidade, enquanto ferramenta para o conhecimento, nos faz repensar todo um processo de evolução da escrita. É através da oralidade que, até os dias atuais, conseguimos captar um pouco outras culturas que preservam ou tentam dar continuidade a seu mundo. O isolamento parcial de determinadas culturas, proporciona o estudo acerca da oralidade. Em várias partes do Brasil a tradição oral ainda é muito forte. O folclore do cerrado mostra isso. A oralidade tem seu espaço e deve permanecer mesmo sabendo da dinâmica cultural. Não podemos mudar esses caminhos, mas podemos crer na presença da memória de um passado remoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário